sexta-feira, 16 de maio de 2014

PODEM CONTACTAR-ME

Há muito tempo que não vinha aqui ao blog. Vi que tenho tido muitas visitas. Confesso que me senti mal, pois era meu dever para quem me visita, saber mais coisas a  respeito da minha evolução com o bypass gástrico... Agora vou tentar escrever aqui alguma coisa de tempos a tempos.
Tenho uma página de Facebook  zuzu baleiro
mail  zubaleiro@gmail.com
 blog onde escrevo com regularidade 
 http://zuzu-luzazul.blogspot.com

quem estiver interessado na minha opinião ou na minha experiência com o bypass gástrico pode contactar-me



A MINHA "AVENTURA" COM O BY-PASS GÁSTRICO

No dia 30 de Outubro de 2007, dei entrada no Hospital dos SAMS para ser operada no dia 31.

Estava bem disposta, calma e confiante de que tudo iria correr como o médico cirurgião me dissera.

No dia 31 de Outubro fui operada para fazer o by-pass gástrico. A operação demorou cerca de 4 horas e tinha corrido bem.

Quando estava para acordar da anestesia, comcei a ter uma enorme falta de ar. Não conseguia respirar e de imediato chamaram um médico pneumologista que me fez uma punção ao pulmão esquerdo. Adormeci de imediato e não me recordo de mais nada.

Essa enorme falta de ar foi originada por um pneumotorax. Quando me colocaram o catecter, tocaram no pulmão e fizeram-me um pneumotorax.

Acordei nos cuidados intermédios. Sentia-me bastante combalida e o pulmão esquerdo doía-me bastante.

No dia 1 de Novembro, da parte da tarde, levaram-me para o meu quarto.

EM CASA

Depois de regressar da clínica em Dezembro de 2008
A enfermeira vinha todos os todos os dias fazer-me o penso. Alguns dos pontos infectaram.

Praticamente não comia nada. O apetite desaparecera completamente e nada me apetecia. Sentia-me muito, muito fraca. Passava o tempo na cama, pois não tinha forças para me levantar.
Durante 15 dias não evacuei. estava preocupadíssima.
Depois de tomar todo o género de medicamentos para a obstipação, com muitos clisters lá consegui fazer cóco. Foi terrível

TRÊS MESES DEPOIS...

3 meses depois da operação

COMO ESTOU...

Atenção isto foi escrito em 2008
Há dias,um grande amigo dizia-me: " Ò Zuzu! agora tens que escrever coisas mais agradáveis, pois os teus textos estão muito "deprimentes" !" eu concordei totalmente com a opinião dele.

Então, sentei-me ao PC e comecei a arquitectar um texto para este blog. Mas, as ideias chocavam-se e as mais optimistas deixavam-se ultrapassar pelas pessimistas!! assim, fechei o PC e não escrevi nada!!!

Nunca fui pessimista. Sempre olhei para os acontecimentos traumáticos e terriveis
que me têm sucedido com um olhar de grande esperança, que um dia as coisas melhorariam! e assim, fui enfrentando problemas e mais problemas...
Agora, com a cirurgia do bypass gástrico não tem sido nada fácil! todos os dias surgem novidades "más" Quando acordo para mais um dia, penso: "O que me sucederá hoje?"

Há dias, inscrevi-me no novo ginásio do André, em Estremoz, para começar a praticar "Pilates". Fui à 1ª sessão, correu bem, mas senti-me receosa pois todos os exercícios se centram na contracção da barriga e do estômago.
Na sua aula apareceu-me um alto na barriga, junto da costura. fui de imediato ao médico e é uma hérnia incisional!!!
Fui operada correu bem, mas não quero pensar em que tenho que voltar aquela sala de operações

DIA 2 DE DEZEMBRO - QUARTO 611

O médico não apareceu para me ver. A situação estava a evoluir favoravelmente. A febre desapareceu, mas continuo a fazer o antibiótico para a infecção urinária

POR ONDE ANDARÁ A GINA????

QUINTA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2009
Feliz Natal e Bom Ano 2010
Olá Familia XXL!sorriso.gif

A Sapo descontinuará ao fim de 3 anos e meio a antiga plantaforma no final do mês, momento a partir do qual deixará de ser possível aceder-lhe.
NADA será apagado, por isso poderão vir cá ler e tirar duvidas sempre que necessitarem...

Confesso que algo apertou cá dentro ao saber desta decisão...

Desde que este blog nasceu que muitas emoções vivi...
Tive alegrias e desilusões...
Tive fraquezas e força...
Tive problemas e desafios...
Tive que ser forte quando a emoção era muita...
Tive orgulho de VÓS e orgulho de MIM!
Cresci por dentro e amei MUITO tudo o que fiz aqui...
Ganhei amigos e quis o destino que ganhasse também uma familia...

Não me levem a mal, mas quero aqui deixar um agradecimento ESPECIAL...á minha MÃE...sorriso.gif

Meio a medo, sempre me apoiou nas minhas loucuras desde o primeiro instante, fossem elas quais fossem...

Sempre fez questão de estar presente, ajudar e participar em tantos eventos que durante estes anos se realizaram.
Recebeu de braços abertos esta familia virtual, que ela tanto sabe que é importante para mim...

A si mãe, o meu OBRIGADA por esse amor incondicional ...
Se hoje se sente orgulhosa de mim...Sinta-se muito mais orgulhosa de si mesma!!
Porque se sou como sou, deve-se aos valores que me transmitiu...

A minha mãe passou a ser apelidada como "mãe" por muitos de vós... e isso deixa-me muito orgulhosa dela e ...de vocês!

Acreditem que orgulho-me MUITO de vos ter conhecido, no entanto gostaria que nesta quadra refletissem apenas nisto...

Pessoas especiais são aquelas que têm a habilidade de se doarem aos outros, e de ajudá-los com as mudanças que surjem nos seus caminhos.
Nunca esqueçam isto! E tornem-se especiais!


E claro que não posso terminar sem vos dizer... NUNCA DESISTAM!sorriso.gif

feliz natal 2009.wmv

HÁ QUANTO TEMPO QUE NÃO ESCREVO AQUI!!!

Ontem recebi uma mensagem  da Patrícia P. dizendo-me que tinha lido o blogue De uma laranja a dois gomos, e que estava interessada em saber como decorria a minha vida, 6 anos após o bypass gástrico. Há quanto tempo eu não vinha aqui!!! Resolvi ler tudo o que escrevi e confesso que fiquei muito angustiada. Passei por tanto, 4 operações, septicemia, cuidados intensivos, a morte a rondar a minha cama... eu a sentir-me partir... tanta gente preocupada comigo...
Felizmente, o ser o humano tem a capacidade de esquecer. O tempo tudo leva... e na verdade o meu padecimento com o bypass gástrico no meu inconsciente não é mais que uma ténue lembrança, já me esqueci do que passei.
Contudo, não me esqueço nunca de que fiz o bypass gástrico, pois o organismo dá sinal. Algo se modificou radicalmente no meu corpo. às vezes pergunto-me: " Como estará o meu estômago????" Não consigo perceber como é que o meu sistema digestivo está a funcionar.???? Eu como muito pouco, mas a vontade de comer doces mantém-se. 
No dia-a-dia, eu como pouco, uma comida muito simples sem grande temperos nem condimentos e raramente em casa me sinto mal disposta. Mas quando vou ao restaurante e como uma comida diferente da habitual, talvez mais pesada e mais temperada, apesar de comer pouco, fico cheia. depois, nunca dispenso a sobremesa, e aí é que fica tudo estragado!!! mando vir uma sobremesa conventual ou outro doce e apesar de não conseguir comer a dose toda, fico mal disposta e a sentir que não devia ter comido. Mas já está... e por isso tenho que aguentar a má disposição. Já muito raramente vomito, mas muitas vezes tenho que recorrer à água das Pedras e esperar que pouco a pouco a comida se digira...
Aos poucos, tenho vindo a engordar. Não emagreço. pelo contrário, todos os meses engordo uns gramas. Assim, dos 69 Kg que tinha quando saí do hospital, nestes 6 anos, já engordei 10 Kg, o que me deixa angustiada e irritada.
Sei que não faço qualquer  tipo de actividade física, que ando pouquíssimo ( dado a minha dificuldade de andar) , tenho uma vida sedentária, muitas horas sentada ao computador, a escrever e a ler. Faz este mês de Maio, 2 anos que estou reformada. Não tenho necessidade de andar a correr, nem de ter horários rígidos. Tranquila e calmamente  vivo o meu dia a dia. Nunca gostei de praticar exercício físico e agora com 65 anos, não me esforço mesmo nada para praticar qualquer actividade. Sei que devia caminhar, fazer uma caminhada de 20 minutos a 30 minutos, mas qualquer mudança na meteorologia é desculpa para eu não ir caminhar. Se está muito frio, chuva e vento não vou. se está muito sol não vou. Se ...
Quem faz um bypass gástrico  vai levar o resto da vida a fazer dieta. Nunca mais pode comer como comia antes da operação. Não consumo bebidas alcoólicas, por isso, aí estou tranquila, mas os doces são a minha perdição e a minha eterna tentação. 
Não tenho consultas de psicologia, mas sinto que deveria ter. Contudo, a minha disponibilidade económica neste momento de crise não me deixa ter acompanhamento psicológico, por isso faço eu mesma a minha terapia.
Não me gosto de ver nas fotografias, sinto que estou a começar a estar gorda, e isso cria-me uma angústia, uma revolta (contra mim!!!), uma decepção... 
Zuzu dia 30 de Abril de 2014

Zuzu 30 de Abril de 2014