sexta-feira, 16 de maio de 2014

HÁ QUANTO TEMPO QUE NÃO ESCREVO AQUI!!!

Ontem recebi uma mensagem  da Patrícia P. dizendo-me que tinha lido o blogue De uma laranja a dois gomos, e que estava interessada em saber como decorria a minha vida, 6 anos após o bypass gástrico. Há quanto tempo eu não vinha aqui!!! Resolvi ler tudo o que escrevi e confesso que fiquei muito angustiada. Passei por tanto, 4 operações, septicemia, cuidados intensivos, a morte a rondar a minha cama... eu a sentir-me partir... tanta gente preocupada comigo...
Felizmente, o ser o humano tem a capacidade de esquecer. O tempo tudo leva... e na verdade o meu padecimento com o bypass gástrico no meu inconsciente não é mais que uma ténue lembrança, já me esqueci do que passei.
Contudo, não me esqueço nunca de que fiz o bypass gástrico, pois o organismo dá sinal. Algo se modificou radicalmente no meu corpo. às vezes pergunto-me: " Como estará o meu estômago????" Não consigo perceber como é que o meu sistema digestivo está a funcionar.???? Eu como muito pouco, mas a vontade de comer doces mantém-se. 
No dia-a-dia, eu como pouco, uma comida muito simples sem grande temperos nem condimentos e raramente em casa me sinto mal disposta. Mas quando vou ao restaurante e como uma comida diferente da habitual, talvez mais pesada e mais temperada, apesar de comer pouco, fico cheia. depois, nunca dispenso a sobremesa, e aí é que fica tudo estragado!!! mando vir uma sobremesa conventual ou outro doce e apesar de não conseguir comer a dose toda, fico mal disposta e a sentir que não devia ter comido. Mas já está... e por isso tenho que aguentar a má disposição. Já muito raramente vomito, mas muitas vezes tenho que recorrer à água das Pedras e esperar que pouco a pouco a comida se digira...
Aos poucos, tenho vindo a engordar. Não emagreço. pelo contrário, todos os meses engordo uns gramas. Assim, dos 69 Kg que tinha quando saí do hospital, nestes 6 anos, já engordei 10 Kg, o que me deixa angustiada e irritada.
Sei que não faço qualquer  tipo de actividade física, que ando pouquíssimo ( dado a minha dificuldade de andar) , tenho uma vida sedentária, muitas horas sentada ao computador, a escrever e a ler. Faz este mês de Maio, 2 anos que estou reformada. Não tenho necessidade de andar a correr, nem de ter horários rígidos. Tranquila e calmamente  vivo o meu dia a dia. Nunca gostei de praticar exercício físico e agora com 65 anos, não me esforço mesmo nada para praticar qualquer actividade. Sei que devia caminhar, fazer uma caminhada de 20 minutos a 30 minutos, mas qualquer mudança na meteorologia é desculpa para eu não ir caminhar. Se está muito frio, chuva e vento não vou. se está muito sol não vou. Se ...
Quem faz um bypass gástrico  vai levar o resto da vida a fazer dieta. Nunca mais pode comer como comia antes da operação. Não consumo bebidas alcoólicas, por isso, aí estou tranquila, mas os doces são a minha perdição e a minha eterna tentação. 
Não tenho consultas de psicologia, mas sinto que deveria ter. Contudo, a minha disponibilidade económica neste momento de crise não me deixa ter acompanhamento psicológico, por isso faço eu mesma a minha terapia.
Não me gosto de ver nas fotografias, sinto que estou a começar a estar gorda, e isso cria-me uma angústia, uma revolta (contra mim!!!), uma decepção... 
Zuzu dia 30 de Abril de 2014

Zuzu 30 de Abril de 2014

1 comentário:

Patch disse...

Obrigada pela sua resposta Zuzu!
Li com atenção tudo o que escreveu e, acredito que vai conseguir superar essa "doce" tentação. Andar pelas ruas..??? Devagar, mas longamente, não dá???
Vou acompanhar a sua saga e em breve terá notícias da minha parte.
Abraço
Patch