sexta-feira, 9 de maio de 2008

A CHUVA E O FRIO LÁ FORA...

Pela janela do quarto, via o tempo de Inverno, que fazia lá fora.
Fazia muito frio, e a chuva caía continuamente. Eu não me atrevia a sair da cama. Com muito esforço, ia sentar-me na sala, sem olhar a televisão.
A minha amiga E., que é médica, aparecia quase todos os dias lá em casa. Então, queria que eu me animasse, que eu reagisse e que não estivesse naquela apatia constante.
Então dizia ao Zé, que ele tinha que me levar a passear, à beira mar ou a um outro lado qualquer, para que eu me visse obrigada a reagir!!
Lá fora, a chuva caía ineterrupta e um denso nevoeiro cobria tudo. A noite surgia por volta das 17 horas!!! tudo era cinzento e triste... até a natureza estava solidária comigo!!!
Como era possível eu ir sair, ir passear com um tempo daqueles, se nem forças eu tinha para me deslocar do quarto para a sala??!!
Eu achava que a E. tinha razão, e que era eu quem não fazia um pequeno esforço para sair daquela situação!!! Mas eu não conseguia... era impossível sair de casa naquelas condições!!!









AS ORIENTAÇÕES DA DIETISTA

Conforme referi anteriormente, não tive quase nenhum apoio da dietista.
Mandei o mail à dietista pedindo-lhe algumas orientações. Passo a transcrever o que ela me enviou por mail:

Boa tarde Zu,

Tal como combinado em conversa telefónica,abaixo descrevo algumas orientações nutricionais a ter em conta:

- As refeições do p. almoço e lanche podem ser constituídas por: leite e iogurte magro, chá com 1/2 pão mistura (25g) ou 2 colheres de corn-flakes (do género Kellog's K), becel, 1 fatia de fiabre magro, 1 fatia de queijo magro ou queijo fresco;

- Meio da manhã e ceia: Sumo de fruta natural, iogurte ou leite magro, 1 peça de fruta

- Almoço / jantar: alternar sopa com prato. O prato deve ser constituído por carne ou peixe (bem cozinhados) - NÃO COMER FRITOS OU MOLHOS - 1 colher de arroz ou massa ou 1batata ou 1 bola de puré de batata; mais 1 colher de sopa de legumes bem cozinhados.

Comer a fruta do almoço e do jantar 1h30 depois das refeições em questão.


Sempre que tiver enfartada pare e descanse.
Beba água moderadamente e nunca 30 minutos antes ou após as refeições.
Mastigue muito bem os alimentos.
Evite comer fritos e doces.

Julgo não me ter esquecido de nada, no entanto se tiver qualquer dúvida entre em contacto comigo.


Não se esqueça: vá à rua beber o seu café (carioca).

Beijinhos,

R.G.

OS VÓMITOS

Todos os dias, me sentia como se estivesse grávida! o enjoo era constante. Se não comia ficava agoniada e quando comia ficava com vómitos e mal disposta!
Cheguei a uma altura que não sabia o que fazer.
Várias vezes, telefonei ao médico operador, que mostrava alguma apreensão e mesmo preocupação. Chegou a mandar-me fazer uma radiografia ao estômago, que eu não fiz, pois estava farta de exames clínicos, de médicos e de sofrimento.
Nunca tive apoio nem orientação da dietista, pois estava de licença de parto e por isso, eu apenas a tinha consultado antes da operação.
O que eu comia ou bebia era escolhido por mim, segundo os meus critérios. Sentia-me confusa e saturada...
Mas, o tempo foi passando e aos poucos a má disposição foi-se atenuando. Hoje, 6 meses depois de ter feito a cirurgia do bypass gástrico, já como de quase tudo.
Às vezes, ainda fico mal disposta e preciso de vomitar. Actualmente, não me sinto tão enjoada e aos poucos vou recuperando o apetite...

A TROMBOFLEBITE - 27 DE DEZEMBRO

Há já alguns dias, que me doía a perna direita. Na coxa apareceu-me uma mancha vermelha, bastante grande.
Marquei consulta e fui ao médico de clinica geral. Quando ele viu a mancha vermelha, disse-me que desconfiava que seria uma tromboflebite, mas que eu teria de ir fazer uma ecodoppler para se ter a certeza. Alertou-me para os perigos que eu corria e aconselhou-me a ir imediatamente a uma urgência. Eram 7 horas da tarde, já era noite e fazia bastante frio. A minha filha tinha ficado em casa à nossa espera. Eram horas de jantar.
Tanto eu como o Zé estávamos confusos, pois mais uma vez, nos víamos confrontados com um problema! O médico insistia para que eu fosse vista por um especialista, com urgência.
Decidimos ir para casa e ir no dia seguinte logo pela manhã, ir às urgências do Hospital dos SAMS.
Eu estava preocupada, pois tinha consciência do perigo que estava a correr.
Logo de manhã, fomos os três ao Hospital. Eu só pensava que poderia ficar ali internada de novo, isso angustiava-me, mas não o dava a conhecer.
O médico diagnosticou uma tromboflebite; mandou-me fazer a ecodoppler, onde se confirmou uma tromboflebite profunda na perna direita. A médica que me fez a ecodoppler disse-me que o caso era complicado e que iria falar com o colega, pois achava que eu devia ficar internada!! Fiquei mais uma vez sem palavras!! Tinha saído do Hospital no dia 7 e 20 dias depois, ia de novo ser internada!!! Não era possível estar-me a acontecer a mim!!!
Fomos mostrar o exame ao médico e este tranquilizou-me um pouco. Não via necessidade de eu ser internada, pois vivia muito perto do Hospital. Receitou-me 20 injecções, levei logo uma, no consultório e fez-me muitas recomendações para que eu estivesse alertada a alguns sinais de perigo.
Voltámos para casa. Eu tinha uma tromboflebite. Sentia-me doente, mas sobretudo muito saturada com toda esta situação.
No dia 31 de Dezembro, festejava-se a passagem do ano de 2007 para o ano de 2008.
A minha filha e o meu genro foram para casa de uns amigos, para festejarem a passagem do ano.
Eu não tinha vontade para nada. Ainda me sentei na sala para ver o programa de fim de ano na televisão, mas mal tinha começado o programa e já eu ia a caminho do quarto, para me deitar.
Os meus pais e o meu marido ainda me disseram para ficar mais um pouco até à meia noite, mas eu não me sentia com forças físicas e psicológicas para estar ali.
Eram demasiadas "coisas" para quem tinha acabado de sair de uma complicação e já estava noutra!...