domingo, 11 de maio de 2008

AS COMICHÕES

No Alentejo fazia muito frio; então, sentava-me à braseira e ali ficava a ler, a ver televisão, a ouvir música ou simplesmente a conversar.
Comecei por sentir um ligeiro prurido na perna esquerda, abaixo do joelho... Quando me ia deitar, tinha necessidade de coçar, pois incomodava-me. Não se via nada. Quando coçava aparecia uma ligeira mancha vermelha. Dias depois, comecei a ter comichão nas costas, na zona lombar. Coçava e aparecia a mancha vermelha e pouco mais...
Mas, de dia um dia para o outro, a situação começou a agravar-se... a comichão era constante... e começaram a aparecer uma borbulhinhas vermelhas, que eu coçava desesperadamente...
Fui ao médico dermatologista que diagnosticou uma urticária. Vim para casa, tomar os medicamentos que me recitou e pôr pomada na zona inflamada. Fui fazer análises ao sangue e às fezes, que não revelaram nada.
Passados alguns dias, eu estava pior!!! a comichão já era constante e as borbulhas tinham-se espalhado para a zona da cintura...
Voltei ao médico. Receitou-me outros medicamentos. Comecei novo tratamento, mas sem qualquer resultado... a comichão, as borbulhas e o mau estar não me deixavam sossegar...
Eu dizia ao médico dermatologista que as comichões e as borbulhas se deviam ao stress do pós-operatório, e que era uma reacção do organismo a tanto sofrimento e padecimento. O médico não estava convencido disso... Os dias passavam e eu continuava cada vez pior.
O médico mandou-me fazer uma biópsia. Foi o próprio dermatologista que me fez a biópsia no Hospital de Portalegre. Em meados de Agosto, eu iria lá saber o resultado da mesma.
Mas, quase de um dia para o outro, comecei a melhorar... já não me coçava e sentia-me mais calma, pois aquela manifestação dermatológica deixava-me desesperada, com os nervos em franja!!
Fui para as Termas de Cabeço de Vide, como faço todos os anos. Quando iniciei os tratamentos ainda sentia, uma ligeira comichão, esporadicamente...mas, como quase não tinha comichão, eu ia-me esquecendo de como me sentira durante estes três meses...
Quando me apercebi, já não me coçava, já tinha a pele limpa, sem borbulhas e sem quaisquer manchas...
Estou convencida que todo este problema de pele se deveu ao stress, devido ao sofrimento e ao excesso de medicamentos que me ministraram durante o meu internamento e fora do hospital.
O médico não queria admitir, mas eu estou convencidíssima que o meu diagnóstico é que estava certo!! Quem melhor do que nós próprios, para conhecermos as reacções do nosso organismo, do nosso próprio corpo??!!!